Educação Online


Os blogs em geral são sites muito atrativos que permitem a reciprocidade de variadas pessoas tanto na sua criação, quanto na sua participação favorecendo uma interatividade entre o autor e seus leitores. Geralmente é composto por textos, imagens e links com focos diversos, dependendo do que é proposto. 

Este texto é uma atividade proposta pela Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno às alunas do Curso de Pedagogia da UFJF, na disciplina Educação online: reflexões e práticas, que tem por objetivo analisar o Blog criado pelos alunos da 7ª série (8° ano) do Colégio Granbery, nas aulas de Lingua Portuguesa. Nesse caso, a turma a ser analisada será a 7M3. Essa atividade tem fundamental importância na nossa formação de futuros pedagogos/professores, pois ela desenvolve nosso senso crítico, nos leva a conhecer as tecnologias existentes que ainda não sabíamos como lidar e ainda mostra como é agradável trabalhar com os alunos saindo um pouco do padrão curricular, o que torna bem mais dinâmica as atividades e o contato com esses alunos.

O processo de análise do blog da turma 7M3 foi feito a princípio a partir de um texto base intitulado de "O CONTEXTO DOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A ESCOLA " das autoras MARIA APARECIDA CAMPOS MAMEDE-NEVES e ROSALIA DUARTE.

Após a discussão desse texto, nos baseamos em alguns aspectos específicos para nortear a análise. Entre eles estão os aspectos estéticos e técnicos que são a forma como estão disponibilizadas as informações, os erros existentes, a facilidade de leitura tanto por conta da fonte, como por conta da cor, os recursos utilizados, as imagens entre outras coisas. Além disso, procuramos dentro do blog os aspectos pedagógicos, que são a linguagem utilizada, a proposta do recurso educacional, se há erros de conteúdo e ainda o papel do aluno e do professor dentro da criação desse blog.

Dentro desses critérios percebemos que a navegação no blog é de fácil acesso, os temas apresentados nos textos demonstram clareza do assunto e domínio do conteúdo, a utilização de dados estatísticos proporcionou uma exatidão na informação, a linguagem é bem clara concedendo ao leitor uma praticidade em sua leitura. O ambiente tem um tom bem agradável , a disponibilização de datas nos textos formaliza uma organização do grupo. Quanto ao aspecto ilustrativo, as imagens tornam claro o tema apresentado, promovendo acesso a um conteúdo atraente. Porém, foi utilizado um número excessivo de imagens, deixando o blog focado mais na ilustração, o que proporcionou um aspecto pesado. Sugerimos apenas uma imagem para cada texto, pois o objetivo principal é prevalecer o conteúdo abordado.

Outro aspecto observado foi a possibilidade de interação, onde o leitor pode participar dos temas postados, através de comentários, ferramenta disponibilizada pelo blog. Interessante observar também, que por se tratar de um blog sempre atualizado, todos os comentários são respondidos pelos autores, o que motiva ainda mais essa interação.
Para que haja uma facilidade da leitura dos textos na tela propomos que estes textos sigam um padrão de fonte e cor, pois o ambiente, apesar de ficar descontraído com vários tamanhos de letra e variadas cores, torna-se um pouco cansativo quando visualizado.

Quanto ao aspecto pedagógico, percebemos que a proposta sobre uso do Blog como recurso educacional está disponível, já que os temas apresentados estão relacionados a fatos atuais, que vão desde notícias ligadas a curiosidades até informações úteis, ligadas ao interesse do leitor, como é o caso da dengue e da gripe, o que ajuda a compreensão dos mesmos.

Acreditamos que a proposta de interação utilizando a tecnologia é bem eficiente, visto que foge da rotina tradicional e monótona da sala de aula e deixa os alunos mais interessados e motivados em participar da disciplina, proporcionando ainda aos alunos uma agregação de conhecimento na área de tecnologia, como a edição do blog e a pesquisa de conteúdos em foco na mídia.

Num blog o aluno busca fontes a serem pesquisadas e a partir destas constroem seus textos, o que demonstra que eles têm total liberdade perante o assunto abordado, podem sem receio abusar da criatividade, claro que sempre mantendo o foco do assunto e têm a possibilidade de produzirem cada vez mais a partir da busca de informações. No caso do blog analisado, percebemos que se trata mais de um blog informativo do que crítico, onde poucas vezes a opinião do autor foi inserida ao texto.

O professor João Peçanha é quem foi o responsável pelo trabalho dos blogs dos alunos da 7ª série (8°ano) do Colégio Granbery. Ele propôs essa atividade para estimular o uso das tecnologias por esses alunos, que muitas vezes percebiam tais recursos como alienantes. Então ao propor tal atividade teve uma resposta positiva imediata. Seu objetivo principal foi "forçá-los a produzir textos críticos em grupo", para isso ele foi mediador nas atividades, que se davam basicamente via internet. O professor deu total liberdade aos alunos para desenvolverem seus textos, até mesmo na hora da escolha dos temas a decisão foi totalmente da turma. O professor estimula a participação de todos e trata o erro de forma bem racional. Segundo ele "O erro é a melhor forma de aprender. Acertar às vezes pode ser chato e sem graça, o bom é errar. A escola é o lugar de errar. Na verdade, a escola é o lugar de aprender a acertar".

O blog é uma ferramenta muito importante como fonte de informação e de descontração, dentro da sala de aula ele pode ser uma atividade um tanto quanto estimulante para a criação de uma autonomia e de uma linguagem própria que o aluno possa adquirir. Este meio utilizado como recurso pedagógico no ensino fundamental tende a facilitar a comunicação do professor com os alunos e a proporcionar uma eficiente aprendizagem dos mesmos. Acreditamos que tudo que possa auxiliar a interação do profissional da educação com seus alunos, como o blog, por exemplo, é sempre bem vindo, pois quando o ambiente de trabalho é agradável e estimulante, a tendência é que haja maior interesse por estes em aprender.

Sugestão: Assista ao vídeo abaixo, Tecnologia em sala de Aula:


Aline;Arine;Tamiris;Tayrine

Referências:
http://blogdufesso.blogspot.com/
http://grambery7m3.blogs.sapo.pt/