Corporeidade e educação



Cultura e Educação na Atualidade

 Os homens e mulheres são seres formados nos processos culturais. Isso significa que a corporeidade− expressão da vida, envolvendo os sentimentos, os pensamentos, as ações− sofrem condicionamentos da sociedade. 
No mundo contemporâneo, a formação do ser humano se processa em meio a uma série de padrões que muitas vezes limitam a corporeidade,gerando alienação, manipulação e mercantilização em decorreência de certos padrões de beleza.
A preocupação cada vez mais intensa com a forma física  é fruto de uma cobrança cultural da sociedade. Essa cobrança assimilada por homens e mulheres tem gerado um fenômeno social chamado de Corpolotaria, que se caracteriza pelo cuidado extremo com o próprio corpo, com a aparência física, com o corpo idolatrado, e não exatamente com a saúde.
A corpolatria, assim como uma religião, oferece milagres, da mesma forma  necessita de penitências. E essas penitências geram consequências bem graves que são os transtornos alimentares..
Um deles, é a  bulimia caracterizada pela compulsão alimentar e acompanhada pelo sentimento de culpada pela ingestão de grande quantidade de alimentos. A pessoa acometida desse transtorno, induz o vômito na tentativa de evitar a absorção dos alimentos pelo organismo.
O outro, a anorexia, consiste numa distorção de auto-imagem. A pessoa se vê gorda quando está na verdade muito magra o que leva  a recusa sistemática de alimentos.
O padrão de beleza desejável e aceitável na nossa sociedade se destaca num corpo perfeito, magro, jovem, malhado, e quem não estiver dentro dele se sente descartado, fora de moda e até mesmo excluído. O padrão cultural de beleza difundido pela  indústria cultural (TV, revistas, cinema, mídia em geral) mostra que uma pessoa só estará bem consigo mesmo, que só ficará feliz quando se submeter a certos sacrifícios.
Porém, essa submissão da corporeidade não está presente apenas na forma estética, mas também nas condutas e valores difundidos em nossa sociedade. O nosso modo de vida tende a se subordinar como um todo a esse processo, restringindo nossas experiências, buscas e realizações a um plano existencial muito restrito. Diante do exposto, é necessário indagar: qual deve ser o papel da escola nesse processo? Se considerarmos a escola como uma instituição social dedicada à formação crítica dos seres humanos, é possível afirmar que  o saber sistematizado veiculado pela escola deve permitir que o conhecimento seja apreendido como algo que tenha significado para sua vida. Isso significa produzir um olhar crítico sobre as coisas, sobre o mundo, tornando  os alunos capazes de atuar para modificação  dessa cultura tão regrada, ou de pelo menos não se submeter tão facilmente a ela.

Aline,Arine,Tamiris,Tayrine
    Sugerimos que assistam o video abaixo: